Office Residence mais que uma tendência, uma realidade!!

Mãe, pai e bebê trabalhando juntos

Mãe, pai e bebê trabalhando juntos

                 mãe executiva trabalhando                       pai trabalha e a mãe com o filho

  Que tal morar e trabalhar no mesmo endereço?

Este que talvez foi o sonho de todo trabalhador desde o passado mais remoto, porém com aquele tom de coisa impossível, do tipo “não quer mais nada?”, tem se tornado uma realidade cada dia mais presente no mercado de trabalho, o avanço da tecnologia da informação que muitas vezes dispensa a presença do profissional no ambiente da Empresa, faz do Home Office hoje uma opção respeitada entre empregadores de Grandes Empresas, que vêem nesta inovação da relação de trabalho uma saída espetacular. É como um caminho mais curto entre o atingir os objetivos profissionais e satisfação pessoal do funcionário, trazendo ao mesmo tempo soluções impensáveis a problemas crônicos decorrentes do sucesso econômico das cidades: o trânsito, as distâncias, o desgaste físico e emocional dos funcionários, a robotização da atividade profissional.

O conceito do Home Office em princípio assusta aqueles que entendem que a proximidade da família atrapalha a concentração no trabalho, barulhos, interferências de assuntos domésticos e por ai vai. Realmente este é o primeiro fator a ser administrado numa mudança para o formato Home Office, porém uma vez aprendida a regra por todas as partes envolvidas, o restante vêm em vantagens: o fator lúdico e prazeroso de trabalhar com as pessoas que você mais gosta, inverter um processo natural de distanciamento, falta de apego mútuo e  de amizade entre pais e filhos, estes últimos historicamente abandonados, ou trocados pelo excesso de trabalho exigidos aos pais pela crescente competição no mercado de trabalho.

Filho Grudado no pai

Filho Grudado no pai

Mãe com seu bebê

Mãe com seu bebê

Pai e filha trabalhando

 A realidade aqui proclamada está presente nos lançamentos imobiliários que dificilmente estão abrindo mão de incluir no espaço do apartamento o tão sonhado Home para este futuro que já está pedindo passagem.

Estes empreendimentos contemplam o Home Office dentro do próprio apartamento single, ou nos duplex. Alguns em um canto escondido da casa, outros – voltados para os profissionais liberais – já na entrada do imóvel (ao invés do living, é o escritório que recepciona o visitante). Outros empreendimentos mais recentes oferecem o escritório num mesmo condomínio, porém em prédio separado da residência (pensando naqueles que querem a proximidade da família, mas com uma maior privacidade e tranquilidade, aliados ao ganho de tempo).

A questão tecnológica também avançará no sentido de facilitar ainda mais a relação do profissional moderno no convívio com os demais pares da sua Empresa. Atualmente os equipamentos ainda são muito caros e não apresentam boa visualização para os usuários. Mas câmeras de telepresença, acionadas nas residências para as sedes das Empresas, serão capazes de mudarem a realidade presente, contando que o custo se tornará viável a médio prazo.

Muitas empresas já estão preparando parte dos seus funcionários que não tem atividades operacionais para este formato do Home Office, mesmo que seja por 2 ou 3 vezes por semana. Um exercício para o futuro que é inevitável, portanto, uma excelente opção de investimento para o seu dinheiro.

Fique de olho nestas oportunidades quando surgirem, pois representam um novo conceito de moradia, e  que também  podem se tornar um negócio rentável para comercializar ou mesmo para rendimentos em aluguel.

Vejam abaixo imagens do lançamento de um condomínio em São Paulo com este conceito.

Imagem de um lançamento em São Paulo, Família e filhos juntos                     Imagem de um lançamento em São Paulo,Pai e filho juntos

Comente, participe!!! A sua contribuição é muito importante para nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s