Investir em Hotéis: é uma boa opção?

Recepção de Hotel

Recepção de Hotel

Como continuidade  a  proposta deste Blog de trazer informações seguras e privilegiadas sobre imóveis, tanto como  investimento financeiro, ou até mesmo moradia, falaremos sobre Investimento em Hotéis.                                               É uma opção de mercado que pode trazer um bom retorno financeiro a seu investidor, desde que tomadas algumas medidas de cautela. Claro, não precisa comprar o hotel inteiro, vamos por partes e muita calma nesta hora. Existem cotas com valores para todo o perfil de investidor.

A primeira observação a se fazer é quanto à divulgação dos negócios hoteleiros, lançamentos de empreendimentos, promoções, vendas, cotas, direitos, forma de cálculo dos dividendos, valorização e outros quesitos são de difícil acesso ao interessado, com poucas informações esclarecedoras.

Podemos dizer, a grosso modo, que as ofertas neste segmento são basicamente de 3 ordens: Flats, Condo-Hotéis, e Fundos de Investimentos em Hotelaria.

Flats como Investimento

Flats como Investimento

As diferenças são quanto ao uso físico do imóvel, tendo o flat a opção como moradia por parte do comprador, já no Condo-Hotel esta opção não existe, porém a rentabilidade da sua unidade não estará atrelada a ocupação da mesma, mas sim da taxa média geral da ocupação do hotel. Ou seja, mesmo que a sua unidade não seja usada hipoteticamente durante todo o ano, ela participará do rateio igualmente com todos os investidores.

O Fundo de investimento não é determinado por compra de unidades físicas, mas por cotas de participação no Empreendimento Imobiliário.

Em todos os casos citados, o resultado do investimento é medido pela valorização do Hotel, tanto relacionado a cota ou às unidades. Note-se que  isto não depende somente da valorização dos outros imóveis do bairro, como acontece no caso dos prédios residenciais. A valorização do Hotel está condicionada a fatores relacionados com a taxa média de ocupação, localização e situações decorrentes de oferta e procura.

O importante desde já é entender que o bom investimento está relacionado com a cidade na qual a oferta está disponível, pois em algumas delas a demanda de serviços hoteleiros está saturada, não comportando novos lançamentos.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza tem sido apontadas como sitios promissores para investimentos. Em São Paulo e Rio pela movimentação financeira e volume de negócios constante durante todo o ano e a dificuldade de se construir próximo do seu empreendimento novas unidades que concorreriam com o seu negócio.

Blue Tree Congonhas

Blue Tree Congonhas

Como este negócio depende de muitas variáveis, uma boa dica é estudar as propostas muito bem antes de investir, procurar profissionais especializados para lhe trazer as informações seguras, além de ofertas diferenciadas. Exemplo de boas oportunidades são projetos que propõem diminuir o custo fixo do hotel através da exploração de outras atividades, além do serviço de quarto que tende a trazer maior retorno ao investidor: são os chamados Hotéis Multiusos, com lojas, salões para eventos e shows.

Quanto ao retorno financeiro, o rendimento é calculado pelo serviço do hotel que gira em torno de 10% + a valorização da cota/unidade, que no final acaba por dar um retorno médio de 30% a.a. O fato positivo é que não há incidência de Imposto de renda em investimentos hoteleiros. Certamente que não há nenhuma garantia quanto ao retorno, sendo necessário o estudo de viabilidade econômica do empreendimento.

Outras vantagens a serem garimpadas são localizações promissoras, ofertas abaixo do preço de mercado com perspectivas de valorização a curto prazo, hotéis já concluídos que trazem a perspectiva de faturamento imediato – embora se perca no quesito valorização do capital investido, podemos dizer que são fortes indicadores para se entrar de pé direito no ramo hoteleiro.

Seguem alguns links que podem ser úteis para os seus primeiros passos:

http://www.hotelinvest.com.br/oportunidades

http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?id=1361713&tit=Vale-a-pena-investir-em-condo-hoteis

http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/nprint/122435.html

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/as-vantagens-e-os-riscos-de-investir-em-flats-hoteleiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s